O projeto de reabilitação Lapa 111 visa essencialmente a valorização patrimonial e arquitetónica dos três edifícios que dele fazem parte

O Projeto Lapa 111 do atelier de arquitetura MixArq entrou no restrito lote de finalistas ao prestigiado Prémio de Reabilitação Urbana 2014, estando nomeado para 3 categorias: Uso Residencial, Certificação Energética e Restauro.

Do que trata este prestigiado prémio de Arquitetura?
O Prémio Nacional de Reabilitação Urbana (PNRU) é um prémio anual instituído pela Vida Imobiliária e pela Promevi, que conta também com o apoio da Santa Casa da Misericórdia (como entidade reconhecida na área da Reabilitação Urbana). Trata-se de uma iniciativa que prestigia os projetos de arquitetura no âmbito da reabilitação urbana que criem mais-valias (nas suas diferentes valências) para a comunidade onde estão inseridos. Neste contexto, o PNRU pretende reconhecer a excelência das empresas ou entidades que protagonizam este tipo de projetos. A MixArq – Arquitetura e Design sai assim prestigiada pelo reconhecimento de um trabalho altamente qualificado e que deu à histórica zona da Lapa um impacto reconhecidamente positivo, criando um valor acrescentado para a comunidade onde está inserido.

Mais importante se torna esta nomeação quando a concurso estiveram 48 projetos de reabilitação urbana oriundos de 18 locais diferentes de Portugal.

Qual o âmbito do projeto de arquitetura Lapa111?
O projeto de reabilitação Lapa 111, da autoria da arquiteta Clara Couceiro (que dirige a equipa MixArq), visa essencialmente a valorização patrimonial e arquitetónica dos três edifícios que dele fazem parte e da área onde se inserem, ou seja, a bonita zona histórica da Lapa.

Tendo em conta a riqueza patrimonial dos referidos edifícios (em zona de reabilitação urbana), foram mantidas as suas fachadas principais, assim como, nos interiores, as escadas existentes, tetos e paredes que detinham elementos decorativos de grande valor histórico. A intervenção realizada pela equipa MixArq teve, portanto, a preocupação na conservação de todos os elementos arquitetónicos e construtivos considerados de valor patrimonial, dotando, ao mesmo tempo, as habitações de todo o conforto e modernidade.

Daqui resulta uma obra de arquitetura de excelência, que revitaliza esta zona da cidade de Lisboa.