O projeto de reabilitação Lapa 111 encontra-se em fase de candidatura do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2014.
Com a autoria da arq.ta Clara Couceiro que dirige a equipa do atelier MixArq, este Projeto de intervenção urbana consistiu na reabilitação de 3 edifícios inseridos em 2 lotes, para uso habitacional, num total de 7 habitações.
Estes edifícios localizam-se numa zona antiga e histórica da cidade de Lisboa, a Lapa.
O projecto e obra tiveram como objectivos a valorização patrimonial e arquitectónica dos edifícios e da zona da cidade histórica onde se inserem.
A intervenção que se realizou nos edifícios teve como prioridade a conservação de todos os elementos arquitectónicos e construtivos considerados de valor patrimonial.
Em contraponto, a intervenção actual e o edifício novo distinguem-se com evidência dos elementos já existentes.
Verifica-se assim, a marca da contemporaneidade em contraponto com as pré-existências, o que confere aos edifícios uma valorização em termos arquitectónicos.
Foram criados pátios e jardins para usufruir do espaço exterior, situação característica da cidade de Lisboa. No interior do lote foram introduzidos 19 lugares para estacionamento automóvel.
A fusão entre a traça original e a modernidade imprimida pela Arq. Clara Couceiro, valeram ao imóvel a aceitação da candidatura a este prémio que reconhece as intervenções e projetos de reabilitação urbana que promovam a valorização do património existente.
Mais informações sobre a candidatura em http://www.premio.vidaimobiliaria.com/candidatura/lapa-111